loader

O conceito histórico de liderança sempre foi sustentado no conhecimento, no entanto, atualmente, para ser um líder, além de reunir as competências formais ou técnicas essenciais à função, é ser de facto um líder. É liderar na prática. Esse é o maior desafio. Contudo, esse cenário continua em constante mudança já que hoje possuímos a democratização do conhecimento e, por isso, em um futuro próximo, a formação dos líderes terá de ser muito mais emocional do que formal.

Segundo Rajeev Vasudeva, os líderes do futuro, serão muito mais vulneráveis. Não terão todas as respostas, serão muito mais dependentes da sua equipe, trabalharão de forma mais colaborativa, delegando responsabilidades, de forma mais influenciadora, permitindo verdadeiramente que as ideias surjam e sejam partilhadas. Serão, certamente, muito mais humildes e inclusivos e terão também de demonstrar que se motivam com as razões certas. Não podem ser só motivados por benefícios pessoais. Terão de perseguir objetivos mais altruístas, como impactar positivamente a sociedade, tornando-a melhor.

Competências emocionais serão fundamentais para desenvolver empatia. Se interessar pelo bem-estar dos outros, estar disponível para ouvir, para ajudar e para resolver; saber falar ao coração das pessoas e não apenas à sua mente. E isso requer um novo tipo de liderança, ou pelo menos enfatiza outros componentes da liderança. Ser o líder, é saber liderar em diferentes situações. Saber alavancar o potencial de um grande número de pessoas e levá-las a inovar de forma permanente.

A tarefa da liderança mudou, mas a forma como os líderes estão a ser nomeados, formados e selecionados, ainda está a ser feita com critérios do passado. Liderar com eficiência neste novo cenário significa não ter medo do novo, assumir riscos, estar aberto às mudanças e buscar o equilibro entre o tradicional e o presente. Um formato de liderança que permitirá que o líder tenha uma melhor compreensão do futuro e traga melhores resultados para as pessoas e empresas que estão sob a sua gestão.

Confira nosso infográfico com as 5 competências dos líderes do futuro!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *